Como Lavar os Cabelos – Condicionador primeiro? Será?
Como lavar os cabelos?
Muito bem, fui questionada por uma querida cliente, com uma matéria sobre o mito da ordem de como lavar os cabelos.
A matéria está neste link. Se trata de uma polêmica lançada pela marca L’oréal e Kérastase que por sinal são da mesma indústria, na qual muda a ordem de lavar os cabelos.
Segundo a matéria, a ordem seria condicionador primeiro, depois shampoo. Muito bem, vamos analisar as duas maneiras de lavar o cabelo: a tradicional e a sugerida pela matéria.
O que faz a higienização do couro cabeludo e fio é o shampoo, portanto para uma cabeça limpa, precisamos de um detergente e água morna para ajudar a tirar o sebo da cabeça. Logo continua sendo o shampoo quem faz o papel de limpeza.
O condicionador, além de criar uma película protetora, ajuda a desembaraçar os fios. Seu objetivo nada mais é do que ajudar na finalização da higiene para melhorar as madeixas.
Mas, tratando-se de marcas como L’oréal e Kérastase, que tem produtos de tratamento com matéria-prima rica e tratamentos maravilhosos (com um valor mais caro), podemos considerar que aplicar o condicionador irá conferir também tratamento, por isso a indicação para ser usado antes.
Vamos analisar a fundo a sugestão da Kérastase; para que o fio possa absorver melhor proteínas e queratina é importante que a cutícula esteja exposta, considerando que a água tem Ph neutro, que naturalmente abre a cutícula, seria melhor aplicar o condicionador antes, pois assim o fio absorve todo o tratamento oferecido pelo condicionador.
Logo após, pode ser feita a aplicação do shampoo para então fazer a limpeza do couro cabeludo e também retirar o excesso que ficou no fio. Nesta ordem condicionador, shampoo, ainda sugerem que seja feita mais uma aplicação de condicionador, acredito que para o desembaraço e finalização.
Vejo lógica pois no caso destas marcas, a matéria prima usada nos produtos é de rápida absorção pois são produtos com muita qualidade e tecnologia. Geralmente são proteínas hidrolisadas, então além de condicionar, tratam o fio e quanto mais exposta estiver a cutícula melhor o resultado.
Os shampoos destas marcas, não só limpam como também tratam, então após o seu uso, a cutícula pela tração e tratamento fecham, e não observamos com tanta eficácia o condicionador.
Minha conclusão é que não existe verdade absoluta na área estética, pois graças aos cientistas os produtos estão sempre evoluindo e melhorando. Nossas técnicas precisam acompanhar sempre. É uma área para artistas e estudiosos.
Gosto de desafios. Continuo a afirmar que isso não deve mudar seus hábitos de higiene, busque a indicação de um profissional da sua confiança. Sempre faço indicação de produtos conforme o que a cliente precisa, pode custar R$ 20,00 à R$ 200,00.
Seja um consumidor consciente, nada de desperdício, use produtos que supram suas necessidades e caibam no seu orçamento.
Beijos e até o próximo desvendando o ponto Gê dos cabelos!