Dicas de como tratar doenças do couro cabeludo
Nunca é fácil um diagnóstico de doenças do couro cabeludo. Em primeiro lugar temos que observar fatores como genética, doenças auto imunes, alergias e hormônios. Fazemos a triagem com algumas perguntas básicas, como:
- Alguém da família tem o mesmo histórico?
- Além do couro cabeludo, sente alguma outra parte da pele do corpo com os mesmos sintomas?
- Quanto tempo está com o problema?
- O problema vai e volta?
- Já fez exame ou tem alguma alteração nas glândulas?
- Tem sofrido estresse?
Muito bem, partindo destas e outras perguntas, dependendo das respostas e analisando o couro cabeludo, temos o diagnóstico.
Nem sempre é possível tratar no salão. Muitas vezes um acompanhamento médico é o mais indicado. Mas para me auxiliar tenho além de responsabilidade e bom senso produtos com tecnologia e qualidade que trabalham a nosso favor.
O que temos que observar e que pouco se fala, é que couro cabeludo doente é couro cabeludo mal tratado, mal lavado e mal cuidado.
Se você não faz uso de produtos adequados ao seu tipo de couro cabeludo, estará fazendo uma doença ou característica ruim, piorar. Se não faz a higiene correta, isto acarretará em proliferação de fungos e bactérias e é mais comum do que imaginamos.
Apesar de chocar, em suma maioria dos casos, faço a indicação de aumentar o número de lavadas. Ensino a maneira correta de fazer a higiene, o que pode resolver o problema. E mantenha a cabeça seca sempre!
Lavar, secar a cabeça e durante o dia permanecer com ela seca fazem parte do tratamento, o suor além eliminar impurezas do corpo também deixa a cabeça propensa a proliferação de bactérias.
Quem está sob tratamento precisa cuidar, lavar e ter muito mais atenção com a higiene. Antibióticos, antifúngicos, também costumam ser indicados por médicos para resolver alguns casos.
Nos piores casos corticóides e hormônios, são usados por médicos para conter alergias mais profundas ou deformidades no couro cabeludo.
Resumindo observe seus hábitos de higiene e procure um profissional com especialidade em diagnóstico. Isto faz toda diferença na hora de fazer o tratamento de um problema ou doença.
E muito cuidado com receitas milagrosas. Existem muitos produtos bons e já testados, que podem ser indicados pelo profissional que cuida dos seus cabelos.
Beijos e até o próximo desvendando o ponto Gê dos cabelos.